SOBENA

A Sociedade Brasileira de Engenharia Naval – SOBENA foi fundada nos primórdios da fase moderna da construção naval brasileira, em 15 de março de 1962, com o objetivo de congregar engenheiros, técnicos e outros profissionais que atuam nas seguintes atividades: construção e reparo naval, projetos e serviços de engenharia, construção e conversão de plataformas e outras unidades offshore, transporte marítimo, transporte fluvial, hidrovias, portos, bases de apoio offshore, logística offshore, exploração e produção de recursos naturais, energia no mar, e proteção do meio ambiente marinho.

Desde a sua fundação, a SOBENA vem promovendo o desenvolvimento tecnológico em suas áreas de interesse, através de diversos meios tais como conferências, seminários, palestras e debates. A SOBENA também vem atuando politicamente, quando  necessário, pronunciando-se a respeito de tópicos de interesse nacional, relacionados com suas atividades.

A SOBENA participa do Conselho de administração do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas e Hidroviárias – INPOH, do Comitê Mobilizador da Organização Nacional da Indústria de Petróleo (ONIP), do Comitê de Indústria Naval do Plano Brasil Maior, e de outros fóruns de formulação e discussão das questões estratégicas para o setor naval no Brasil.

Acompanhando a evolução da indústria, a SOBENA passou a dedicar-se nos últimos anos às atividades relacionadas com a exploração e produção de petróleo offshore, realizando eventos destinados aos profissionais dessas áreas.

A SOBENA é uma sociedade civil sem fins lucrativos que foi declarada de Utilidade Pública Federal pelo Decreto nº 97.589/89. A Diretoria da SOBENA é eleita pelo voto direto de seus associados reunidos em Assembleia Geral Ordinária nos anos pares dela, fazendo parte, profissionais de reconhecido mérito em seus setores de atividade.

Representações Regionais

A SOBENA atua em nível nacional, contando com representações regionais em São Paulo e Pernambuco.

Sede Social

A sede social da SOBENA está situada no centro da cidade do Rio de Janeiro, em dependências próprias, com sala para reunião, biblioteca, auditória e demais instalações necessárias à realização dos serviços administrativos, pertinentes ao funcionamento da sociedade. A SOBENA aluga suas dependências aos seus associados para realização de reuniões, cursos, palestras e seminários.

Site

O site apresenta informações sobre as atividades da SOBENA; um sistema de busca para os trabalhos técnicos apresentados nos congressos e seminários da SOBENA.

Informativo Eletrônico

Informativo enviado mensalmente via e-mail aos associados.

Centro de Informações

Embora de maneira informal, a SOBENA funciona como centro de informações sobre as atividades navais e offshore, contando com o apoio voluntário dos seus diretores e de muitos associados.

Pesquisa e Desenvolvimento

A SOBENA mantém estreito relacionamento com os departamentos de pós-graduação e de pesquisa da COPPE/UFRJ e da EPUSP/USP, com Centros de Pesquisa como o IPT de São Paulo e o CENPES (PETROBRAS) do Rio de Janeiro, Engenharia Naval da Marinha do Brasil, e outras Instituições de P&D nacionais.

Revista Científica

A SOBENA publica, desde 2004, uma revista de circulação internacional, voltada para a divulgação de material técnico e científico de caráter original. A revista, intitulada Marine Systems & Ocean Technology – A Journal of SOBENA, vem conquistando credibilidade e prestígio internacional.

Congresso

A SOBENA organiza a cada dois anos (anos pares), o Congresso Nacional de Transporte Aquaviário, Construção Naval e Offshore, onde são apresentados trabalhos técnicos e de pesquisa, em todas as áreas de atuação da SOBENA e debatidos temas de relevância política e econômica. O Congresso é sempre acompanhado de uma exposição de produtos e serviços.

Seminários e Eventos Técnicos

A SOBENA realiza nos anos ímpares os seminários: Seminário Nacional de Transporte e Desenvolvimento Hidroviário Interior; Seminário sobre Meio Ambiente Marinho. São promovidas palestras e seminários sobre assuntos de interesse dos associados.

Acordos e Convênios

A SOBENA mantém acordos de cooperação e convênios com entidades congêneres: SNAME, pelo qual os associados da SOBENA usufruem de direitos equivalentes aos dos associados da congênere na compra de livros e participação em quaisquer eventos técnico-científicos; Acordo de cooperação com a Society of Naval Architects o f Korea – SNAK; Acordo de cooperação com a Japan Society of Naval Architecture and Ocean engineering – JSNAOE; Acordo de cooperação com o Colégio de Ingenieros Navales del Equador – CINAVE, pelo qual os associados da SOBENA usufruem de direitos equivalentes aos dos associados da congênere.

Rede RICINO

A SOBENA estabeleceu, em parceria com o SINAVAL, SYNDARMA e CEENO, a Rede de Inovação para Competitividade da Indústria Naval e Offshore. O portal RICINO foi implantado com apoio do MDIC. (www.ricino.org.br).

Categorias de Associados

A SOBENA acolhe em seu quadro de associados às seguintes categorias:

Associados Individuais

Efetivos (AIE): são Engenheiros e outros profissionais com formação técnica de nível superior;

Colaboradores (AIC): São profissionais com formação de nível médio efetivamente ligado ao âmbito das atividades da Engenharia Naval;

Associados Coletivos (AC): São empresas, entidades, instituições e outras pessoas jurídicas relacionadas à Engenharia Naval;

Associados Junior (AJ): São estudantes de Engenharia Naval e de cursos tecnólogos do setor naval;

Torne-se um associado!

Preencha a ficha no site www.sobena.org.br

Ou contate a secretaria da SOBENA nos tel.:
(21)2263-9079 / 2283-2482

Back to top